No passado dia 22 de outubro, realizou-se a sessão online “Banco de Tempo com Crianças”, que contou com a presença de 17 pessoas.
Começou-se a sessão com a intervenção da Agência do Banco de Tempo “Urdir Encontros, Repensar Vontades”. Esta, partilhou a experiência do “Banco de Tempo trocado por miúdos”, desenvolvido em quatro comunidades na Madeira: Funchal, Santa Cruz, Ribeira Brava e Câmara dos Lobos. Ficou a conhecer-se o projeto, os temas trabalhados nas sessões desenvolvidas com as crianças e o processo de construção do vídeo “Conto infantil: O Banco de Tempo Trocado por Miúdos”.
A esta seguiu-se a intervenção do Graal, que apresentou a experiência de um Banco de Tempo construído e dinamizado por crianças do Centro Social da Musgueira, em Lisboa. Visualizou-se o vídeo “Banco de Tempo dinamizado por Crianças da Musgueira”, que relata as várias fases deste processo. De seguida, apresentou-se a publicação “Tempo é das crianças: Guia prático para a criação de Bancos de Tempo dinamizados por crianças”, que revela as potencialidades educativas do Banco de Tempo, o papel da pessoa adulta no desenvolvimento de um Banco de Tempo com Crianças e as várias etapas necessárias para a sua criação e dinamização.
Esta prática e este recurso foram desenvolvidos no âmbito do projeto O Tempo EDas Crianças, promovido pelo Graal e pela Fundação Gonçalo da Silveira, em parceria com a associação 123 Macaquinho do Xinês e com o Centro Social da Musgueira, que conta com o apoio financeiro do Camões, I.P.
A sessão terminou com a partilha de perspetivas e dúvidas, por parte das pessoas presentes, quanto ao desenvolvimento de iniciativas semelhantes. Esperamos, no futuro, ver nascer novas dinâmicas de Banco de Tempo com crianças.

