Realizou-se no dia 28 de maio o primeiro encontro virtual promovido pela Associação Ibero-americana dos Bancos de Tempo, em parceria com a Fundação ESQUEL, que promove a Rede dos Bancos de Tempo no Equador.

Este encontro sobre os novos desafios e proposta dos Bancos de Tempo face ao Covid 19, destinado a pessoas que integram equipas de coordenação do Banco de Tempo, contou com a participação de 92 pessoas de 11 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Paraguai, Perú, Portugal e Republica Dominicana. Outras pessoas quiseram inscrever-se mas devido às limitações da plataforma utilizada, desta vez não foi possível. De Portugal participaram 10 pessoas ligadas ao Banco de Tempo, da coordenação da rede nacional do Banco de Tempo e representando as agências do Lumiar, Coimbra e Santa Maria da Feira.

Porta-vozes dos diferentes países partilharam experiências e perspetivas sobre o impacto da pandemia na vida do Banco de Tempo e propostas para o manter operante neste contexto que nos impõe cuidados e distâncias no contacto com outras pessoas.

Poderão encontrar AQUI a apresentação que preparámos em Portugal, a partir de um conjunto de questões propostas pela Associação Ibero-Americana dos Bancos de Tempo.

Houve neste encontro virtual espaço para breves apresentações, questões e comentários, tendo-se já votado propostas de temas para próximos encontros.

O encontro decorreu num clima descontraído e caloroso e estamos confiantes que este é o primeiro de muitos outros encontros entre pessoas de diferentes geografias unidas pelo desejo de construir, através do Banco de Tempo, realidades humanas mais justas e solidárias.