Na sexta-feira, dia 6 de dezembro, realizou-se o Encontro Nacional do Banco de Tempo.

No Terraço do Graal, em Lisboa, juntaram-se 32 pessoas ligadas à dinamização de diferentes agências, vindas da Póvoa de Varzim, da Foz do Douro, de Sta. Maria da Feira, de Castelo Branco, da Portela, do Lumiar e de Quarteira. Da futura agência do Banco de Tempo de Beja também participaram 4 membros.

O início foi, como sempre, de apresentações e reencontros. Seguiu-se à apresentação das pessoas, um balanço do momento atual vivido em cada agência do Banco de Tempo, tendo-se, nesse processo, recorrido a cores diversas para representar o sentimento geral sobre a situação da sua agência.

De seguida, foram tratadas as alterações a introduzir no regulamento, na sequência do já debatido no encontro anterior e cada agência votou as sugestões apresentadas que serão vertidas para o novo regulamento.

Ainda antes do almoço foi apresentada a nova plataforma de gestão de dados do Banco de Tempo e as suas funcionalidades.

Após o animado e saboroso almoço, em que o convívio alegre foi uma constante, foram dados a conhecer os novos projetos que envolvem o Banco de Tempo e que ganharão vida no Lumiar: “O tempo é todo nosso” e “tempos que contam”.

Na última parte dos trabalhos deste Encontro, Stella Bettencourt da Câmara, professora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) falou sobre os preconceitos e discriminações em função da idade e sobre a importância da intergeracionalidade levando toda a gente a participar e a refletir sobre esta realidade do tempo atual.

Por último, cada participante partilhou a sua opinião sobre o encontro, tendo em conta as relações e ambiente de grupo, as aprendizagens e partilhas de experiências, bem como as dinâmicas e atividades propostas. As avaliações de quem participou foram muito positivas e da nossa parte fica a satisfação com o processo de discussão do regulamento e com a variedade e vitalidade das experiências partilhadas. Gratificam-nos também as relações que construímos no Banco de Tempo, que a cada encontro vamos reforçando.