No dia 27 de janeiro, realizou-se uma conversa, em ambiente virtual, para partilha de perspetivas e experiências sobre o Banco de Tempo com crianças e adolescentes em Portugal e Espanha.
A sessão iniciou-se com o contributo de Montse Pujol e Xavier Cacho que, a partir de Barcelona, apresentaram o modelo de Banco de Tempo Escolar que desenvolveram e que tem sido referência para educadores/as da região. O conhecimento desta proposta pode ser aprofundado na publicação de que são autores, disponível AQUI. Participou também na reunião Lourdes Alocén, professora catalã que há vários anos desenvolve o Banco de Tempo em contexto escolar.
Josefina Altés (vice-presidente da Associação ibero-americana dos Bancos de Tempo) enriqueceu, com as suas intervenções, a apresentação da experiência catalã e teve um papel fundamental na facilitação do diálogo no grupo.
Seguiu-se a apresentação do Mini Banco de Tempo, pela Manuela Cruz, professora que ao longo de vários anos desenvolveu este projeto educativo no Agrupamento de Escolas Cego do Maio na Póvoa de Varzim. A Manuela revisitou o processo, explicitou os objetivos e apresentou o modo de funcionamento e as mais-valias trazidas por esta experiência, para nós muito inspiradora.
Finalmente, tivemos a oportunidade de ouvir Jandira Duarte, Isabel Serôdio e Pedro Chaves que dinamizam um Banco de Tempo, numa turma da Escola Marquesa de Alorna, no quadro do projeto Academia Moov Liberdade, promovido pela ADM Estrela. Partilharam o seu percurso, os desafios enfrentados e os seus planos de futuro.
Na sequência de cada uma das intervenções, houve um espaço para questões e esclarecimentos.
Foi muito enriquecedora esta oportunidade que tivemos de contactar com diferentes modos de facilitar estas trocas de tempo entre crianças/adolescentes. Saímos deste encontro com mais motivação e mais confiança nos ganhos que o Banco de Tempo pode trazer à vida das escolas e dos/as estudantes que nele participam.