Nos dias 22 e 23 de junho de 2018 realizou-se o Encontro do Banco de Tempo na Primavera, em Aveiro, organizado pelo Graal em estreita colaboração com a Agência do Banco de Tempo de Aveiro -Esgueira que nos acolheu de braços abertos, desde o primeiro momento.
No primeiro dia, Ângela Almeida, Presidente da Junta de Freguesia Esgueira, deu início ao Encontro com as boas vindas às cerca de 70 pessoas que nele participaram, uma parte ligada à agência do Banco de Tempo de Esgueira-Aveiro, outra vinda de várias agências do país: Benavente, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Foz do Douro, Gulpilhares, Lisboa – Lumiar, Póvoa de Varzim, Quarteira, Santa Maria de Braga e Santa Maria da Feira.
Depois da apresentação de cada uma das pessoas presentes, seguiu-se uma palestra da professora Margarida Melo Cerqueira sobre o tema “Idadismo, imagens do envelhecimento e da velhice”. Foi uma intervenção desafiante e muito viva. Trouxe-nos imagens que abanaram preconceitos existentes sobre as pessoas idosas e fazendo-nos entender que a idade não pode nem deve ser um diferenciador negativo em relação às pessoas mais novas.
Posteriormente, houve espaço para uma reflexão sobre o papel do Banco de Tempo na promoção do envelhecimento bem-sucedido. Num primeiro momento, e como “janela” para o aprofundamento dessa reflexão, algumas das equipas dinamizadoras locais do Banco de Tempo apresentaram as suas perspetivas sobre o tema e partilharam testemunhos e histórias concretas de membro do BdT idosos que beneficiam com a sua participação no Banco de Tempo. Seguiu-se uma reflexão em grupos cujas conclusões partilharemos, em breve.
Num segundo momento, foram apresentadas recomendações para as agências relativas à aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados, do Parlamento Europeu e do Conselho, que entrou em vigor a 25 de maio de 2018. Foi possível partilhar propostas de novos procedimentos e recolher outras sugestões. O jantar foi muito animado e o grupo de participantes foram presenteados com a atuação do coro da Junta de Freguesia de Esgueira.
O dia seguinte foi de passeio de Moliceiro na Ria de Aveiro. Pudemos ainda visitar as de salinas e apreciar azulejos e expressões de arte nova presentes em diversos edifícios da Cidade. O encontro terminou com um almoço, generosamente oferecido pela organização anfitriã e por membros da agência do Banco de Tempo de Aveiro- Esgueira.
Foram dois dias alegres e produtivos, enriquecidos pela partilha de experiências, opiniões e conhecimentos!