Realizámos mais um Encontro Nacional do Banco de Tempo, no dia 4 de fevereiro, no Terraço do Graal.

Constitui-se como um espaço propício à emergência e troca de ideias e afetos.

Participaram 32 pessoas vindas de diferentes partes do país, ligadas às agências do Banco de Tempo de Albufeira, Coimbra, Évora, Foz do Douro, Lumiar, Portela, Póvoa de Varzim, Quarteira, Santa Maria da Feira.

O tema deste encontro foi a participação dos jovens no Banco de Tempo. Foram apresentados os resultados de um estudo exploratório que oferece algumas pistas relativamente às motivações e dificuldades identificadas relativamente à sua participação no Banco de Tempo, bem como algumas propostas no sentido de ampliar a população mais jovem no Banco de Tempo. Estas mesmas propostas foram analisadas em grupos de trabalho, explorando-se caminhos para garantir uma maior intergeracionalidade no Banco de Tempo.

O encontro foi enriquecido com testemunhos tocantes de jovens sobre o sentido que atribuem ao Banco de Tempo. Elsa Nogueira, Luis Tanoeiro e Madalena Remoaldo, ligados à Agência do Banco de Tempo do Lumiar, fizeram-no presencialmente e Daniela Serra e Marta Varela, membros das agências do Banco de Tempo de Santa Maria da Feira e de Évora, respetivamente, enviaram vídeos com os seus testemunhos.

Foi ainda apresentado um projeto cofinanciado pela linha “apoio técnico e financeiro às Organizações Não Governamentais de mulheres” da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) que ganhará vida no Banco de Tempo durante este ano de 2020 e que tem como objetivo geral: “reforçar o contributo do BdT na promoção da conciliação entre a vida profissional e a pessoal/familiar”.

Este encontro ficou ainda marcado pela aprovação, por unanimidade, do Código de Conduta do Banco de Tempo, que resulta de um processo de reflexão conjunta levado a cabo por pessoas com experiência de participação no Banco de Tempo. Houve espaço para a partilha de dificuldades ligadas à apropriação plena deste código pelo conjunto das agências e foram propostas algumas estratégias para o tornar efetivo.

Este encontro, vivido com grande entusiasmo, reforçou a nossa esperança no futuro do Banco de Tempo.